Essa viagem pela Rede Globo está realmente muito interessante. Nos posts anteriores tivemos um paralelo entre novelas e telejornal, é evidente que não para por aí, pois, a história desses dois fenômenos de audiência, é bem extensa. Mas hoje vamos conhecer algumas curiosidades, por exemplo, a primeira novela aqui no Brasil foi ao ar em Dezembro de 1951 pela Tv Tupi, “Sua vida me pertence” com quinze capítulos, exibidos as terças e quintas, nessa época ainda não existia vídeo - tape, portanto, era feito tudo ao vivo. A primeira novela diária chegou apenas em 1963, que foi a “2-5499 Ocupado”, pela Tv Excelsior.
Na década de 60, a cubana Glória Madagan e logo depois Janete Clair, foram as responsáveis para o alavanca mento das novelas da Rede Globo, enquanto Ivani Ribeiro se destacava pela Tv Excelsior. A grande mudança dos padrões de novela ocorreu no inicio dos anos 70, quando não havia mais espaço para os dramalhões latinos, e todas as emissoras nacionalizaram o padrão de novelas. Nessa época a Globo radicalizou, demitiu Glória Madagan e substituiu as novelas em seus três horários. Daí a Globo criou o seu próprio padrão, fazendo sucesso aqui e lá fora.
Hoje a telenovela virou indústria, que forma profissionais e precisa dar lucro. Mudou-se a maneira de fazer e produzir, com a Tv digital, o investimento será ainda maior, a guerra de audiência continua e a Globo sem duvida virá com super produções.
Um grande abraço...
Por: Vilson Oliveira
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário