domingo, 7 de outubro de 2007

Em recuperação !!!


Estou voltando após ficar preso num engarrafamento. Isso mesmo, foi aqui no JD. Myrna, por coincidência foi perto do bar do “tiozinho” e ai não teve jeito, tive que esperar as coisas acalmarem e fiz companhia aos amigos que estavam sentados nas mesas. Sabe como é, após uma espera longa a mesa foi ficando pequena para tantas garrafas, mas isso já é outro assunto.

Bom gostaria de esclarecer melhor alguns conceitos já comentados em postagens anteriores, são eles Programação vertical, horizontal e padrão Globo de qualidade.

A programação vertical se caracteriza por ter a cada semana uma nova produção e essa característica a torna inviável, por ser muito cara. Por exemplo, um programa que dramatizasse grandes peças do teatro teria a cada semana um novo cenário, uma nova produção, etc.

A programação horizontal diferentemente da vertical se caracteriza por uma programação pré-determinada, que pega carona na onda do videotape em 1962, formando assim uma grade de programação. Cada programa tinha a hora de entrar no ar.
Tudo isso possibilita a entrada das novelas no ar, aliadas a roteiros melodramáticos, era um golpe certeiro para prender a atenção do telespectador.

Padrão Globo de Qualidade é o conjunto de regras, implícitas e explícitas, que norteiam as operações da Rede Globo. Aplica-se especialmente ao que o regulamento tem de rigoroso e claramente distinto das práticas de outras emissoras de televisão.

Partindo desta definição podemos dizer que primeiramente a Globo foi fortemente influenciada pelos americanos ao fazer o padrão de qualidade, que nada mais é do que fazer televisão com toda a força possível, explorando os mínimos detalhes para se chegar à qualidade de transmissão.
Isso fez com que a TV fosse transformada em uma indústria, que não admite erros. Esse padrão chega as telas fazendo uma grande assepsia (limpeza) audiovisual, baseando-se no gosto da classe média.
Foi criado por dois ilustres senhores já lembrados anteriormente, são eles: José Bonifácio Sobrinho (BONI) e Daniel filho.

É lógico que a época agora é outra e se tratando de padrão, a Globo realmente afrouxou um pouco as regras do mesmo, pois a concorrência hoje é mais ferrenha e os assuntos que a audiência exige são mais variados.


Bom eu vou ficando por aqui, abençoado seja o domingo e que todos curtam esse restinho de fim de semana. Semana do saco cheio ai vamos nós !!!!
Torçam pelo tricolor....

Felipe (O Barbão)

Um comentário:

Márcio disse...

Num é que os meninos decidiram ser didáticos???
Hhehehehh