Como o post anterior já citou que a Globo foi inaugurada em 1965, mas primeiramente com transmissões internas. No dia 24 de abril fizeram uma transmissão em circuito fechado com uma festa de inauguração, tendo presentes o “amado ou odiado” Roberto Marinho, os profissionais da emissora, o cardeal Jaime de Barros Câmara e o político Carlos Lacerda (governador do Rio de Janeiro). No dia seguinte fizeram mais uma transmissão em circuito fechado que não deu muito certo, cheia de problemas, mas os resolveram, certificando-se que em tudo a Globo estava preparada. E assim, às 11h do dia 26 de abril de 1965 entrava no ar a futura melhor do Brasil.
O tio Beto pretendia criar uma emissora diferenciada e grandiosa. Mesmo que não parecesse, já que nos seus primeiros anos, a globo era basicamente uma emissora popular. Mas aos poucos ela foi contratando os melhores, como diretores já citados no post anterior Walter Clark e Boni, que começaram fazer a diferença com profissionais do mercado, os que davam maior audiência. Raul Longras, Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Chacrinha e outros.
Podemos dizer que a força global aumentou devido a alguns fatores do meio televisivo, a decadência da TV Rio e depois a falência da TV Excelsior, TV Continental e da crise que a Record e a Tupi começaram a sofrer no meio da década de 60.
A partir daí Roberto Marinho dá início a formação da Rede Globo com a compra de outras emissoras do país pelas Organizações Globo. A primeira, foi a compra da TV Paulista em 1966 (canal 5 de São Paulo, da O.V.C. - Organizações Victor Costa), depois a compra de mais uma televisão em 1968, em Belo Horizonte (antiga propriedade do Grupo João Batista do Amaral - Emissoras Unidas) e depois em 1971 coloca para funcionar a concessão do canal de TV ganho pelos Marinho em 1962, e a última foi a de Recife (também da O.V.C) em 1972, ano que chegaram as cores na TV brasileira.
Bom por hoje é só, mas não para por aqui, no próximo post tem muito mais...Tenho que trabalhar agora...abraços.
Por: Wellington Anthony
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário