quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Vale a pena saber um pouco mais!!
E aí galera estou de volta para falar mais um pouco sobre a "Rede Globo", e continuando o assunto abordado nos últimos posts sobre as novelas, mas já nos anos 80, a Globo já consagrada em termos de fazer novelas, produz um dos principais marcos da dramatugia nacional nos anos 80...Estou falando de "Roque Santeiro", que foi ao ar em 1985, novela de Dias Gomes, que é tida como um dos símbolos do fim da ditadura militar e da censura na televisão brasileira, já que esta novela foi censurada pelo governo em 1975. A trama se passava na cidade fictícia de Asa branca e contava a história do coroinha Luiz Roque Duarte, o "Roque Santeiro", que com sua suposta morte foi santificado pelo povo, se tornando um mito para a cidade, sua viúva, Porcina, que nunca tinha se casado com Roque , sempre viveu na sombra dessa mentira criada por Senhozinho malta, com quem tinha um romance. Só que Roque não está morto e volta para a cidade ameaçando por um fim nesse mito. Além de uma excelente história, a novela conta com um grande elenco, José Wilker, como " Roque Santeiro", Ary Fontoura, Eloísa Mafalda, Lucinha Lins, Amando Bogús, Cássia Kiss, destaque para Regina Duarte a viúva porcina e Lima Duarte como Senhozinho Malta, que tornou seu bordão nacionalmente conhecido: "tô certo ou tô errado?".
Três anos depois, mais precisamente em 1988, a Globo registra outro marco na história das telenovelas, mas desta vez, batendo todos os recordes não superados até hoje. A novela Vale Tudo, de Gilberto Braga, no ar entre Maio de 1988 e Janeiro de 1989, tinha tudo o que precisava para agradar o público, além de intrigas familiares e amorosas, a novela conquistou o publico por retratar a realidade do país naquela época, se aproximando ainda mais das pessoas, e claro como em toda novela tinha uma vilã, mas essa foi "A VILÂ", a personagem mais comentada e odiada de todos os tempos, estou falando de Odete Hoitmann. Com um elenco extraordinário e uma história viciante a novela marcou altos indíces de audiência não superados ate hoje, no elenco, Regina Duarte, Antonio Fagundes, Renata Sorrah, Reginaldo Farias, Cássio Gabus Mendes, Cássia Kiss, destaque para a excelente interpretação de Glória Pires como Maria de Fátima, a filha que engana a própia mãe, capaz de tudo para conquistar o que quer,e Beatriz Segal, a eterna Odete Hoitmann. Além de toda a trama envolvendo vários personagens, a história abordava temas polêmicos,como alcoolismo, e um misterioso desfecho, quem matou Odete Hoitmann? Essa pergunta só teve a resposta no último capitulo, quando a personagem da Cássia Kiss, Leila, atira por engano matando a vilã da história. Vale lembrar que essa cena fez o Brasil parar,alcançando altos indíces de audiência, registrando mais um marco na historia das novelas. Mas a Rede Globo não vive só de novelas, e começa a ter destaques com outros programas, mas isso é assunto para os próximos posts.
Espero que vocês tenham gostado e até mais!!
Por: Tiago Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O melhor era meu pai que balançava a pulseira e o relógio igualzinho o Sinhozinho.. isso sim era influência televisiva e manipulação da massa...rs
Oi,galera da BRISA,gostei muito do blog sobre novela,naum lembrava de muita coisa fiz uma viagem no tempo.Gostaria q vcs fizessem um post sobre a novela Q ue rei sou eu ou sobre o PROGRAMA DO JO.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Patricia Amorim
Postar um comentário