domingo, 11 de novembro de 2007

Aqui o Som é Livre!


E aí galera estou de volta, nesse domingão, para falar mais um pouco da história das Organizações Globo. Com um bom desempenho no mundo da telecomunicações, a Globo expandiu ainda mais seus negócios, em 1969 foi fundada a Som Livre, gravadora brasileira, com o propósito de desenvolver e comercializar as trilhas sonoras das novelas da Globo.

O primeiro lançamento da gravadora foi em 1971, com a trilha sonora da novela O cafona, depois outras trilhas de compositores e cantores brasileiros, que marcaram época foram lançadas.Como o Bem Amado (Toquinho e Vinicius de Morais), O Bofe (Roberto Carlos e Erasmo Carlos),O Primeiro Amor (Antonio Carlos e Jocafi), O Espigão e Corrida do Ouro (Zé Rodrix), Os Ossos do Barão (Paulo Sergio e Marcos Valle) e O Rebu (Raul Seixas e Paulo Coelho).

A Som Livre tem capacidade para cerca de 80 lançamentos por ano, com foco nos produtos da rede Globo, como trilhas de novelas e programas da emissora, continuando firme e forte no mercado musical, com produção e vendas de cds, dvds e distribuição eletrônica musical. Além de comercializar também, como licenciada Globomarcas, dvds de programas emissora, como Casseta e Planete e Tv Pirata. Vários artistas da música brasileira fizeram parte da gravadora, o poeta Cazuza , Barão vermelho, o saudoso Tim Maia, Elis Regina, Gal costa, Djavan entre outros, além de artistas da própria Globo, como Xuxa.

Com certeza a Som Livre tem um papel importante no cenário musical brasileiro, sua exposição, popularizou muitos artistas e programas, mas as Organizações Globo não se expandiu só no meio musical, e seguiu seu rumo em outra estrada... mas isso é assunto para o próximo post...

Então até mais...e um ótima semana!

Por: Tiago Silva

Um comentário:

Márcio disse...

Muito bem! Vcs têm noção do que seja um conglomerado de comunicação... e onde arrumaram a história da Som Livre?